21.12.06

Rockeiros goianos disputam campeonato de futebol

mais uma matéria que fiz e saiu na capa do jornalzinho da faculdade.
veja também as fotos ma-ra-vi-lho-sas que eu tirei.


Dez bandas de diversos estilos musicais disputam o título de campeão da segunda edição do Goiânia Rock ‘n Goal. O campeonato, idealizado pelo guitarrista Mauro Ledo e pelo baterista Fred Mika, acontece entre os meses de outubro e novembro no mini-campo que fica nos fundos do estúdio Music Hall, localizado no setor Sul.

A disputa goiana foi inspirada no campeonato MTV Rockgol que é promovido anualmente pela MTV Brasil desde 1995. A fórmula televisiva, que mistura jogadores pouco profissionais e até fora de forma a comentários sarcásticos e totalmente non-sense, agradou tanto que gerou o programa semanal Rockgol de Domingo e o especial Rockgol de Copa.

O embrião do Gyn Rock ‘n Goal – como também é conhecido - foi disputado de 2005, mas não deu muito certo e a primeira edição do campeonato, com regras e diretrizes definidas, só aconteceu em abril deste ano. O principal objetivo do evento é unir bandas que não costumam interagir nos festivais goianos de música por pertencerem a estilos muito diferentes. “A coisa mais importante é que o campeonato possibilita a confraternização independente do estilo musical”, afirma Mika. Indie, punk, hard, rock e até sertanejo são representados neste campeonato sem qualquer pretensão esportiva.

A organização driblou a inexistência de patrocinadores cobrando a taxa de 1 real de cada jogador para a manutenção do campinho e a compra de bolas. Aliás, essas são um problema no campeonato. Pelo fato do gramado ser protegido por muros não muito altos, é preciso parar o cronômetro sempre que a bola, que custa 50 reais, voa para casa do vizinho. Umas chegam a se rasgar nos pregos do muro enquanto outras nunca são recuperadas. Alguns jogadores tentarem instituir a penalidade máxima para quem tiver a infelicidade de chutar a pelota por cima do muro, mas a arbitragem, feita por Mauro e Mika, acredita não ser preciso mudar as regras do jogo por isso.

A semi-final e a final, disputadas pelas bandas Yglu, Sunroad, Wollongas e pela combinação Spunk/Señores, acontecerão no dia 26 de novembro. O último lugar foi ocupado pelo Lake que conseguiu apenas um ponto em quatro jogos. Para a terceira edição em abril do ano que vem, Mika pretende convidar um árbitro aposentado da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. Vale lembrar que o baterista, que joga por sua banda de hard rock Sunroad, teve a ajuda de jogadores da On-Fire para se tornar campeão da primeira edição.

O Gyn Rock ‘n Goal 2007 pode ter 15 bandas convidadas e se transformar em um evento beneficente. A organização também pretende obter o patrocínio de lojas de artigos esportivos e ter, como premiação, a apresentação das quatro bandas finalistas, porém nada está definido ainda.

Nenhum comentário: