29.8.06

Filosofia

meu professor passou um trabalho na faculdade e eu achei o que eu fiz tão legal e inteligente que decidi colocar aqui para ser devidadamente elogiado.


Faculdades AlFa

Faculdade de Jornalismo

Filosofia – Prof. Elias

2º Período Noturno

O ser humano só começou a refletir sobre o significado da vida quando, devido a sua inteligência, não precisou pensar o tempo todo em sua própria sobrevivência.

No dia 16 de abril de 2004, escrevi em meu diário:

“(...) Pior do que se sentir triste por algo é viver em um estado de constante tédio em relação à vida. Acordar, sentir vontade de ir ao banheiro, urinar; sentir fome, comer; sentir sede, beber; sentir vontade de ir ao banheiro, defecar; sentir fome, comer; sentir sede, beber; sentir sono e dormir. Viver é isto, nada mais. É deixar nos levar por nossos impulsos naturais de sobrevivência que nos obrigam a sempre inspirar logo após expirar. O que fazemos de diferente disso serve para mascarar o quanto a vida é enfadonha e repetitiva e, mesmo com estes subterfúgios – trabalho, lazer, família, amigos; a vida continua sendo massacrada pela rotina.”

No filme “Mar Adentro” de Alejandro Amenábar, o personagem do ator Javier Bardem - Ramón Sampedro – vê sua vida reduzida a suas funções fosiológicas após sofrer um acidente que o prende a uma cama e o torna totalmente dependente de outras pessoas. Sua inteligência e sua experiência como um homem que conheceu diversas culturas ao redor do mundo permite-lhe apreciar coisas mais sofisticadas e que exigem um certo grau de erudição. Porém, o fato de o personagem não ser uma pessoa medíocre faz com que ele veja o quanto sua vida é inútil para si mesmo e um fardo para as pessoas que ama. Sua vida se resume a comer para depois ter fome, dormir para logo acordar e voltar a ter sono novamente, expirar para em seguida inspirar. Impossibilitado de resistir aos seus instintos de sobrevivência e aos cuidados de seus familiares, Rámon Sampero pede ao Estado recursos para que ele possa exercer o direito de decidir sobre a sua própria vida – ele quer uma eutanásia assistida, já que não consegue se matar sozinho.

Em minha opinião, uma vida reduzida a suas funções fisiológicas não é humana. O gato doméstico tratado com fartura e a salvo de predadores não tem a capacidade de refletir e decidir se sua vida é proveitosa ou não. Sua existência se resume a se preocupar com a próxima refeição e se proteger de inimigos imaginários que o instinto incrustiu em sua pseudo-consciência. O ser humano, sim, tem esta capacidade de reflexão e, se alguém chegar à conclusão de que a vida não tem mais significado existencial, ela tem o direito de tirar a própria vida e, até mesmo, tirar a vida de quem não possui nenhuma consciência humana e é incapaz de decidir por si só.

Music: Every day is exactly the same*

Band: Nine Inch Nails

“I believe I can see the future
Cause I repeat the same routine
I think I used to have a purpose
But then again
That might have been a dream”**

* Música: Todos os dias são exatamente iguais

Banda: Nine Inch Nails (pregos de nove polegadas usados para selar caixões antigos)

** “Eu acredito que posso prever o futuro

Pois eu repito a mesma rotina

Eu pensava ter um propósito

Mas, então, novamente

Deve ter sido apenas um sonho”

29/08/2006

2 comentários:

Anônimo disse...

você usa palavras como "subterfúgios" no seu blog. merece 10.

Anônimo disse...

suindara, adoro seu bloguxxo!!! (hahahahahaha)
falando sério, gosto muito mesmo do que vc escreve, sou uma leitora assídua... :o)))))
sobre seu último post, vc fala que: "O gato doméstico tratado com fartura e a salvo de predadores não tem a capacidade de refletir e decidir se sua vida é proveitosa ou não. (...) O ser humano, sim, tem esta capacidade de reflexão..."
porém, na minha opinião, uma série de fatores (psicológicos ou não), podem tornar essa "capacidade" um tanto quanto nebulosa. em vários casos de depressão, por ex., vc não tem a menor capacidade de decidir quanto à sua vida, ou até mesmo pensar sobre ela. não consegue criar rotina proveitosa alguma. e acaba concluindo, de forma errada, que se trata do fim da linha. que vc nada mais é do que um fardo para as pessoas que te amam. e isso pode levar ao caos e ao suícidio, em muitos casos. mas entende que se trata de uma doença? que exige tratamento? mas tb entendo o que quis dizer sobre a eutanásia, e concordo com vc neste caso que citou. quero assistir esse filme (Mar Adentro)! :o)))))
um beijo!