31.10.06

Lojas de roupas usadas invadem o Centro

já saiu no jornalzinho da faculdade a materiazinha que eu escrevi. como meu texto é EXCELENTE, a matéria foi para a capa com uma foto na primeira página e outra no miolo. (a-ham)
lê aí:

Nestes últimos anos, o Centro de Goiânia tem presenciado um aumento considerável do número de lojas especializadas na compra e venda de roupas novas e usadas. Para se ter uma idéia, somente na quadra 109, localizada entre a Avenida Paranaíba e a rua 55, são quatro lojas sendo que a mais nova tem apenas quatro meses de existência.

A empresária Laura Carolina se apaixonou por brechós há cinco anos, quando foi contratada para trabalhar em uma loja do Centro. Antes, ela nem sabia que existiam estabelecimentos que vendiam roupas usadas. Quando decidiu ter sua própria loja, a Fashion Gyn, Laura escolheu o setor Central porque a maioria dos clientes passa por ali.

“Tem de tudo: mais simples, mais avantajados, de feirante a advogado e travesti. Quem mais compra é o povo simples que, às vezes, gosta de uma roupa que viu no shopping ou na revista, mas não tem condição de comprar, então compra no brechó porque é mais barato. Tem gente que vê a roupa na novela e vem direto para o brechó”, explica.

Para evitar a compra de peças roubadas, as proprietárias se valem de alguns métodos. As roupas novas são, em geral, compradas diretamente da ponta de estoque outras lojas. Já para as roupas usadas, é comum nunca se comprar uma única peça. Alguns brechós compram apenas acima de seis peças, enquanto outros pagam pelo montante com mais de 20.

Dona Ormezina, proprietária da Variedade Roupas, sempre pede a apresentação da identidade quando compra de fornecedores que não conhece. “As minhas fornecedoras são de longa data. A avó passa para a filha que passa para a neta o hábito de juntar as roupas em casa e depois me vender”. Um fato curioso é que a atividade dos brechós parece ser um negócio predominantemente feminino.

O Bazar da Associação Ágape, localizado na rua 70, ajuda a financiar a creche da associação que se sustenta através de doações. A vendedora e voluntária Cejane Torres diz que as roupas são doadas por outros brechós, lojas e por pessoas que trazem pessoalmente ao Bazar, além das doações conseguidas pelos voluntários que pedem de porta em porta. O volume de vendas ainda é pouco devido ao preconceito. “Muitas vezes. O cliente gosta da roupa, mas não leva por ser uma roupa usada. Tem dia que tem que rezar bastante para vender e poder pagar o passe”, lamenta Cejane. A peça mais barata da loja – uma blusinha de bebê - custa 30 centavos enquanto que a mais cara – um vestido novo – não passa de 15 reais.

Um padre e Vera Fisher

Com mais de 22 anos de existência, a Pechincha Comércio de Roupas Usadas faz mais do que comprar e vender roupas – ela também as aluga. São oferecidas roupas cafonas, de época, fantasias e figurinos para teatro e para televisão. A festa junina é a festa tradicional que possui o maior acervo na loja. Em junho, a loja retira todas as roupas comuns da exposição e se equipa apenas com trajes típicos de quadrilha. “Se alguém precisar de 1.000 roupas, a loja tem”, diz Fátima Xavier de Oliveira, vendedora e irmã da proprietária. Todas as fantasias do acervo foram confeccionadas exclusivamente para o aluguel.

Recentemente, a loja foi procurada por um padre e uma freira de uma igreja do Jardim Nova Mundo que procuravam roupas cafonas para um encontro de casais temático que seria realizado na paróquia do bairro. Entre os famosos que já passaram por ali, estão Glória Pires e seu marido, Orlando Morais, que estiveram pessoalmente na loja e alugaram roupas para eles e ainda levaram um vestido para Vera Fisher.

p.s.: se quiser saber mais sobre mim e este assunto:

  • meu fotolog
  • 5 comentários:

    Anônimo disse...

    aqui em brasília também comecei a ver os brechós. tem um bem legal perto do meu trabalho, onde achei uma bota de 75 reais. tô achando cara, mas quase comprando, porque uma daquela marca e daquele jeito deve custar uns 800 nova. o meu único problema com brechós é o cheiro, que me mata de espirrar.

    Virgínia Oliveira disse...

    Olá,
    muito interessante a matéria.
    Eu sou gosto e até indico a muitos interessados a comprarem roupas em Brechós.
    Entrem no meu blog quem quiser,
    lá efetuo negociação não só de roupas como também de produtos usados e novos.
    www.bv-commerce.blogspot.com

    felipe disse...

    Se alguem por acaso conhecer uma loja que vende roupas usadas, o que eu sei que é de uma japonesa e que os preços são bem baratinhos, por gentileza aguardo contato

    felipe disse...

    isso em goiania.
    felipedielle@yahoo.com.br

    Anônimo disse...

    Eu acho que tinha que ter fotos dos produtos,ficaria mais interresante não acham. Tem moda maior.