18.1.06

Tudo azul

na época do cursinho, eu queria pintar meu cabelo de azul. minha mãe me deu uma tinta azul que, para melhor resultado, era necessário descolorir os cabelos antes. contei minhas aspirações a uma amiga e ela disse que poderia fazer mechas azuis no meu cabelo, pois ela tinha em casa uma touca de fazer mechas (que é igual a uma touca de natação cheia de furinhos pelos quais se puxam os fios de cabelo para descolorir).
.
na casa de minha amiga, coloquei a touca enquanto ela preparava a água oxigenada e me sentei em uma cadeira para que ela fizesse o que ela disse saber fazer em mim. “você quer muitos ou poucos fios azuis?” respondi que queria poucos, apenas para dar um brilho azulado no cabelo todo. minha amiga puxou alguns fios por toda minha cabeça e passou a solução com água oxigenada que havia preparado.
.
esperamos o tempo recomendado por ela, claro – pois ela era a especialista entre nós duas. lavei a cabeça no tanque de lavar roupas e passamos a colorir o cabelo com a tinta azul. esperamos o tempo recomendado na embalagem da tintura e, ansiosas, fomos mais uma vez lavar os meus cabelos no tanque.
.
assim que a água começou a escorrer, o ralo do tanque começou a se entupir com os fios de cabelos que caíam. no começo, alguns poucos fios caíram e, logo, muitos foram se aglomerando no fundo do tanque até que não foi mais preciso lavar os cabelos que foram coloridos, pois todos eles haviam caído da minha cabeça.
.
depois disso, prometi a mim mesma nunca mais usar água oxigenada fora de um salão de beleza.

Nenhum comentário: