15.2.09

quem não conhece dom quixote de la mancha? a imensa maioria das pessoas, se não leu o livro de cervantes, pelo menos, já ouviu falar dele. a imagem de um cavaleiro magérrimo e maltrapilho lutando contra moinhos de vento já faz parte do imaginário popular. ainda não li tal clássico, mas a mensagem mais conhecida do livro seria: seja lúcido e não escolha batalhas que sejam impossíveis de se ganhar. minha mais recente aventura pelo mundo do orkut, depois de muito esmurrar e esbravejar contra moinhos virtuais, me fez lembrar do insensato cavaleiro de la mancha. se você não está a par desses acontecimentos, leia o post do dia 13 de fevereiro.

insanamente, achei que poderia consertar uma situação extremamente desagradável criada por mim, discutindo-a em uma comunidade do orkut que fala sobre tudo e, em especial, sobre bandas e músicas do underground goiano. no início, até que houveram manifestações a meu favor e comentários de pessoas que não me eram nem a favor e nem contra. mas elas também se tornaram alvo de ataques pessoais e, por fim, restou apenas eu contra uma infinidade de personalidades reais e inventadas que não se constrangia em me pisotear. nenhum sancho pança se atreveu a ficar perto de uma louca que tentava, em vão, se justificar e se escusar de ataques ferrenhos e, usando a palavra de um acusador, contundentes.

esse acontecimento me fez pensar em como o orkut se assemelha com a massa – aquela dos livros de teoria da comunicação. protegidos pelo coletivo e até pelo anonimato, os indivíduos não se acanhavam em dizer coisas que, dificilmente, falariam em uma conversa cara a cara. Pelos menos, em minha opinião, fui autêntica, tirei meus amigos do foco e me ofereci como alvo. a lição que eu tiro disso é de que nunca se deve enfrentar uma multidão em fúria a não ser que esteja munida de armas de destruição em massa.

2 comentários:

Frederico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Frederico disse...

Cara Lady Sepulcro, já passei por inúmeras, eu disse, inúmeras situações parecidas como essa. Eu tirei várias lições disso tudo. A primeira lição é: Não discuta muito com um idiota, pois quem está de fora da discussão, não vai saber distinguir quem é o idiota. Segunda lição: Se for vítima de ataques pessoais, ótimo, peça provas. Com certeza ele não vai apresentar provas, e dessa forma, estará desmoralizado e principalmente desmascardo. E a terceira: Se for discutir com um fake, faça um fake também. Pois assim estarão quites, e ambos manteram suas respectivas identidades em sigilo, ou seja, seu oponente provará do mesmo veneno.

E a última dica: Orkut vicia, e não faz bem a saúde, principalmente a mental.

Abraços