28.7.06

Ainda sobre papai

PAPAI-AMIGO-DOS-BICHOS

“É engraçado... Para nós, estrangeiros, a lembrança é a imagem de uma gatinha. Para os brasileiros, pode ser uma pessoa ou uma coisa, mas, quando alguém nos diz ‘lembrança’, a imagem que vem a nossa cabeça é a imagem de uma gatinha.”

Meu pai me disse isso durante uma conversa poucos dias antes de morrer. Ele ainda estava consciente, mas a proximidade da morte já havia comprometido sua lucidez. Não entendi o que ele quis dizer naquele dia, ainda não entendo e acredito que nunca irei entender, mas, agora, encontro algum sentido em suas palavras para que eu possa sempre me lembrar dele com carinho.


É engraçado... Para mim, a lembrança é uma gatinha enquanto que, para outros, pode ser uma pessoa, uma coisa, um cheiro, um lugar. Quando alguém diz algo que me lembra meu pai, a lembrança chega a minha cabeça como uma gatinha se aproxima de mim.

Às vezes, quando ando distraída pela sala, ela me surpreende me atrapalhando a caminhada, ziguezagueando entre minhas pernas. À noite, me acorda ao pular em minha cama pedindo um canto de minhas cobertas. Algumas vezes, mia alto até conseguir minha total atenção, enquanto que, em outras ocasiões, ela me morde e machuca se lhe perturbo o sono.

Para mim, a lembrança de meu pai é uma gatinha. Uma companheira amorosa e discreta que vive em minha casa e se despede discretamente quando saio e me recebe feliz quando retorno.


JUBERALDO ALEXANDRE COELHO

*24 de julho de 1944

+24 de julho de 2006

3 comentários:

Anônimo disse...

já te falei, chorei muito ao ler esse texto. tudo muito triste, mas entendo que foi o melhor também.

fique bem, amiga.

Anônimo disse...

Lindo texto.

Anônimo disse...

entrei no seu blog de curioso. texto lindo, lindo,